O Programa Bolsa Permanência (PBP), instituído pela Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013, alterada pela Portaria MEC nº 1.999, de 10 de novembro de 2023 e pela Lei 14.914/2024, tem por objetivo minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação indígenas e quilombolas. É um auxílio financeiro, no valor de R$1.400,00, pago diretamente aos estudantes por meio de um cartão de benefício; o pagamento é feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As inscrições serão realizadas pelos(as) estudantes na página http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Ao se cadastrar no sistema, o(a) estudante informará dados pessoais, institucionais e bancários, preencherá um formulário socioeconômico e cultural e anexará os documentos solicitados.
A análise e validação da documentação submetida ao Sistema de Gestão da Bolsa Permanência é realizada pela Comissão Interdisciplinar de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Bolsa Permanência da UFPB, formada por lideranças e estudantes indígenas e quilombolas e por representantes da equipe técnica da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE).
Maiores informações sobre o Programa Bolsa Permanência na UFPB, acesse http://plone.ufpb.br/prape/contents/menu/auxilios-e-apoios/bolsa-permanencia-do-mec. Esclarecimento de dúvidas e outras informações: bolsapermanencia@prape.ufpb.br
Estudantes indígenas ou quilombolas graduandos em cursos presenciais na UFPB, com matrícula ativa.
Última atualização: segunda-feira, 9 de junho de 2025