Acesso ao Restaurante Universitário

O acesso aos Restaurantes Universitários da UFPB é organizado de forma a garantir a democratização da alimentação saudável e contribuir para a permanência estudantil, regulamentado pela Portaria PRAPE 03/2023. Atualmente, a UFPB adota diferentes modalidades de acesso, voltadas para atender tanto estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica quanto à comunidade universitária em geral.

Modalidades de Acesso

  • Subsídio Integral: voltado para estudantes de cursos presenciais, técnicos, de graduação ou pós-graduação, que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica. O acesso depende de participação e aprovação em processo seletivo, garantindo ao aluno contemplado o direito a refeições totalmente gratuitas.
  • Subsídio Parcial: estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação ou pós-graduação, têm acesso automático a essa modalidade. Nela, a Universidade subsidia parte do valor, e o estudante paga apenas 40% do custo da refeição. Regulamentado pela Portaria UFPB Nº 278/2025.
  • Acesso pago: visitantes e demais membros da comunidade universitária podem acessar os Restaurantes Universitários mediante o pagamento do valor integral da refeição, conforme tabela de preços estabelecida pela instituição.

Como solicitar os Auxílios Restaurante Universitário Integral e Parcial?

A solicitação dos auxílios ocorre exclusivamente por meio de processo seletivo institucional, conforme editais específicos divulgados para estudantes matriculados em cursos presenciais dos níveis técnico, de graduação e de pós-graduação.

Os editais destinados a estudantes dos cursos técnicos são publicados pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e pelo Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS/UFPB).

Para estudantes da graduação e da pós-graduação, os editais são divulgados pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE).

Última atualização: segunda-feira, 24 de novembro de 2025